skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

A Divisão de Gestão da Bacia do Messalo – UGBM, com sede na Cidade de Pemba, província de Nampula, a cerca de 410 KM da cidade de Nampula, é responsável pela gestão operacional dos recursos hídricos das bacia hidrográfica abaixo descriminada:

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEGARUMA

A bacia do rio Megaruma está localizada na zona sul da província Cabo Delgado.

O limite sul da bacia de Megaruma está marcado em toda a sua extensão pela bacia do rio Lurio, compartilhada com a província de Nampula. O limite norte, desde a nascente até a metade da bacia, aproximadamente, faz fronteira com a bacia do rio Montepuez e, desde a metade até a foz, é limiada por pequenas bacias que compõem a orla marítima no sul da província, e são de W a E os rios Muaguide, Meruco, Miezi e Metori, respectivamente.

O rio Megaruma nasce no posto administrativo de Mapupulo, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, a uns 540 m de altitude, aproximadamente. A área de drenagem da bacia de Megaruma tem uma extensão de 5489,9 Km2, sendo considerada a terceira maior bacia de maior a nível  de Cabo Delgado, depois de Messalo e Montepuez. O curso do rio drena para os distritos de Namuno, Montepuez, Ancuabe, Chiure e Mecufi. Finalmente, o rio desemboca no Oceano Índico, a 3 km a norte da desembocadura do rio Lurio.

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MOTENPUEZ

A bacia do rio Montepuez está localizada na zona sul da província Cabo Delgado e ocupa uma área de 9995.7 km², abrangendo os distritos de Balama, Montepuez, Meluco, Ancuabe, Macomia, alcançando por último o distrito de Quissanga, no posto administrativo de Mahate perto da localidade com o mesmo nome; finalmente, o rio desemboca na Baía de Montepuez, no oceano Índico. É considerada a bacia interna com maior extensão da província.

A bacia hidrográfica do rio Montepuez faz fronteira com a bacia hidrográfica do rio Messalo a Norte, e pequenas bacias costeiras a nordeste (Muagamula, Sicoro-Lingula, Messingue e Necumbi), Lúrio, Megaruma, Muaguide e as bacias costeiras (Tara-Quilite, Meapia e Ridi) a Sul.

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MESSALO

A bacia do rio Messalo ocupa grande parte da província de Cabo Delgado e uma parte da província de Niassa. O limite norte da bacia do rio Messalo está marcado pela bacia do rio Rovuma, tanto na zona de nascente como no corpo central da bacia, e por um conjunto de pequenas bacias na parte inferior denominadas por Orla Marítima 3, mais concretamente as bacias dos rios Sinheu-Mutamba, Nango-Nepuira e Bundaze-Monga. O limite sul da bacia está marcado inicialmente pela nascente da bacia do rio Lúrio passando a estar marcada pela bacia do rio Montepuez e, na parte inferior, está limitada por pequenas bacias da Orla Marítima 2 (de norte para sul, Muenha, Diquide e Muacamula).

A bacia de Messalo tem uma área total de 24.436,6 Km2, sendo a segunda maior na área de gestão da ARA-Norte, depois da do Rovuma. O rio nasce no distrito de Maua, passando pelo distrito de Marrupa, ambos na Província de Niassa, e depois pela Província de Cabo Delgado, onde o curso principal faz a divisão geográfica dos distritos de Balama e Montepuez, atravessando longitudinalmente este último. A jusante, o curso do rio divide Mueda e Meluco e depois Muidumbe e Macomia para, finalmente, desaguar no Oceano Índico entre Mocímboa da Praia e Macomia.