skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

Modelo de Previsão de Inundações paras as Bacias dos Rios Messalo e Megaruma no Norte do País.  

“Consultores do Banco Mundial, visitam ARA-Norte, IP no dia 15 de Novembro de 2022 para colher  recomendações técnicas sobre opções para o fortalecimento do projecto e implementação de modelagem de previsão de inundações para as bacias dos rios Messalo e Megaruma no Norte do País”.  

No quadro da implementação do sistema de aviso prévio das cheias no norte do país, teve visita, na Sede da Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Público,  uma equipa de técnicos consultores, enviados pelo Banco Mundial, a cidade de Nampula.

Ao tudo, o que se saiba, devido as mudanças climáticas, a situação de cheias e inundações, têm sido uma realidade cíclica e evidente. Entretanto, este fenómeno, tem vindo a se registrar em quase todas épocas chuvosa no país, onde a zona sob jurisdição da Administração Regional de Água do Norte, IP não tem sido excepção. Com a implementação de sistema de aviso prévio de cheias nas bacias hidrográficas de Messalo e Megarruma, colocará a região norte no ranking de uma das regiões do país com redução de perca de vidas humanas e bens em épocas chuvosas.

Por isso, no quadro de fortalecimento institucional em matéria de gestão de recurso hídricos para a região, a Administração Regional de Águas do Norte, IP, recebeu nas suas instalações em Nampula, os consultores enviados pelo Banco Mundial, respetivamente Fredrik Huthoff da HKU e Frederiek Sperna da Weiland (Deltares).

Portanto, segundo, o Director Geral da ARA-Norte, IP, Calitos Omar, a missão dos visitantes na sua instituição, nesta primeira fase prendeu-se em conhecer melhor a casa, buscar com propriedade subsídios que permitiram perceber a funcionalidade desta Administração Regional de Águas do Norte, IP  durante as épocas chuvosas para a obtenção da visão clara da disponibilidade de dados bem como as necessidades e capacidades de modelo e previsão na ARA-Norte, IP. E com isso, espera-se ter se dado boas recomendações técnicas para fortalecimento do projecto de implementação e modelagem do de sistema de aviso prévio das cheias, nas bacias hidrográficas de Messalo e Megaruma, na região norte de Cabo Delgado.  

Nesta perspectiva, a ideia do encontro também, foi partilhada pelo enviado do Banco Mundial, Frederick Huthoff, que acresceu a nossa fonte sobre o projecto. Pelo que, tudo indicou sobre o objectivo do encontro segundo Huthouff, deu à conhecer que tratou-se de uma etapa inicial activado para se estabelecer parceria de oportunidades e implementação de sistemas de alerta prévios de cheias na ARA-Norte, IP com destaque nas bacias de Messalo e Megarruma. 

Foi ainda neste encontro, que Carlitos Omar, Director Geral da ARA-Norte, IP, apresentou aos consultores do Banco Mundial, os diferentes sectores que este Instituto público possui, explicando sobre a sua funcionalidade em prol de gestão de recursos hídricos.

Em outro desenvolvimento, o DG, disse aos consultores que na sua ARA particularmente na zona norte, possui maior disponibilidades de recursos hídricos. Sendo que, os desafios se prendiam pelo facto de apenas de faltar fundos para implementação de múltiplos projectos de uso e aproveitamento de água, nomeadamente o armzenamento da mesma, não só, como também, a necessidade de formação e capacitacao dos tecnicos da instituicao em diversas materias relacionads com os trabalhos do dia a dia.     

Durante a visita dos Consultores do Banco Mundial, as Instalações de ARA-Norte, IP

Por: WILD ANTÓNIO ALFREDO

Comunicação e Imagem    

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *