skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

ASSESSOR DO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, HABITAÇÃO E RECURSOS HÍDRICOS, VISITA ARA-NORTE, IP.

“Na cidade de Nampula, o Assessor da área de economia do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, visitou às Instalações da Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Público, e reuniu-se com quadros do Conselho de Direcção, numa das suas agendas de trabalho para auferir informações sobre o estágio do desenvolvimento das actividades deste IP, aos, 11 de outubro do corrente ano.”

Tratou-se, de Valdemar Jasseir, Assessor do Ministro das OPHRH, Sua Excelência, Eng. Carlos Mesquita. Na cidade de Nampula, no quadro de visita, às Instalações da ARA-Norte, IP-Sede, Jasseir, marcou com a sua primeira chegada naquele IP, onde foi recebido no Gabinete do Director Geral, Carlitos Omar. De seguida, a visita do Assessor Valdemar, antes de se reunir com os Membros do Conselho de Direcção, teve o seu início com a apresentação dos funcionários da ARA-Norte, IP, através do Director Geral. Contudo, a apresentação, realizou-se em diferentes, Gabinetes, Departamentos, Repartições e Secretária Geral, ao nível da Sede deste Sector com foco de Gestão de Recursos, hídricos na região. Assim sendo, o Assessor do Ministro, saudou aos funcionários presentes passando em cada compartimento, tendo-se constatado um momento alegre e harmonioso entre as partes, ou vice-versa. Aliás, houve promessa de mais voltar assim que se confirmar a agenda! Todavia, segundo o Assessor do Ministro na área de economia para os funcionários da ARA-Norte, IP disse “Estou aqui para vos visitar, e também, conhecer as vossas instalações como estão a funcionar! E espero voltar mais uma vez, porque, entendo ser uma visita médica ou rápida e muito obrigado.”

No entanto, importa vincar que, numa outra abordagem da visita, do Assessor Valdemar Jasseir, também, foi ainda crucial o encontro havido com os membros reunidos na sala de reuniões desta ARA, numa sessão extraordinária de Conselho de Direcção, convocada pelo expoente máximo, deste IP. O DG, da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar, logo no início da sessão fez elogios de honra com a visita do Assessor de Ministro das OPHRH, na sequência de ter-se feito presente naquela instituição que dirige para auferir o grau de desenvolvimento das suas actividades. Aliás, com estas honras de agradecimento, o DG disse “É sempre uma honra em tê-lo, aqui presente, nesta casa com a família ARA-NORTE, IP, assim que necessário, esperamos mais vezes voltar para poder nos apoiar ou assessorar com o sentido de melhorarmos cada vez mais as nossas actividades, segundo os desafios que ponderam nos impor. E muito obrigado.”Carlitos Omar, DG, da ARA-Norte, IP, falava no início de abertura da sessão que marcou com a presença da visita do Assessor, Valdemar Jasseir e seus Membros do Conselho de Direcção. De seguida, foi delegado Júlio Lucas, Chefe de Departamento de Hidrologia, que por seu turno, deu a conhecer através do informe geral sobre as actividades realizadas até ao terceiro trimestre por este IP, incluindo o PESOE, 2022, numa altura em que a época chuvosa se encontrava à porta.  Sobre a apresentação começou por descrever o conceito da ARA-Norte, IP, mormente da composição do seu quadro de pessoal, objecto, divisão administrativa e, as actividades desenvolvidas, tal como os seus avanços e desafios. Destacando os avanços, também, avançou que a equipe Técnica da ARA-Norte, IP, na altura encontrava-se em prontidão desde a época chuvosa passada, apesar do início do corrente ano a região ser assolada de eventos ciclónicos graves. Contudo, até aquele momentoa ARA-Norte, IP, digitalizou 442 boletins hidrológicos e das 221 estações hidroclimatológicas, existentes na região, foram inspecionadas 79 estações.  Outrossim, a apresentação ainda disse que avançou o processo de reabilitação das estações entre manuais e telemétricas existentes na região para fazer face o monitoramento da época chuvosa 2022-2023. Enquanto que, para questões de constrangimentos com o desenvolvimento das suas actividades, têm-se destacado neste IP com a falta de disponibilidade de desembolso de fundos. A título de exemplo, destacou a falta de construção de 02 furos Piezométricos em Nacala e Dique de Nante que foi golpeado, severamente por acção nociva de calamidades, cujos protagonistas foram os eventos do casal ciclónico “ANA e GOMBE” na época chuvosa 2021-2022. Nesta senda, contribuindo sobre o Dique de Nante, na Zambézia, o DG, da ARA-Norte, IP, mostrou-se muito preocupado com a presente época chuvosa. “Falando sobre o dique de Nante, na Zambézia pode-se ter situações não boas para a presente época chuvosa caso não haja intervenção rápida da sua reposição.” alertou o DG, da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar.

Ainda falando sobre o Dique de Nante, na sua intervenção o Assessor, Valdemar Jasseir, disse que conhecia da situação e solidarizou-se com a mesma e acrescendo apelou ser um assunto preocupante do MOPHRH. Assim sendo, o Assessor questionou quanto foi orçado e em que pé, se encontrava este pacote “Dique de Nante”. Em resposta a ARA-Norte, IP, disse que já foi feito o levantamento para apurar-se o valor necessário.  Mas, até ao momento esperava-se do Governo Central que se encontrava a mobilizar os fundos para a sua materialização. Refira-se que, a ser materializado serão cerca de 200.000.000, 00 MT que serão desembolsados pelo Estado moçambicano ou parceiros de cooperação.  Outrossim, segundo o informe descreveu sobre a situação das bacias que na altura que se encontravam com níveis baixos e como consequências verificava-se alta pressão sobre as Barragens. Igualmente, anunciou que a demanda pela água aumentava cada vez mais na região.

Num outro desenvolvimento, Carlitos Omar, DG, da ARA-Norte, IP, deu à conhecer ao visitante que obedecendo o quadro instituído dentro dos ditames legais, principalmente, com a aprovação do pacote dos novos estatutos das ARAs, como IP, ainda a estrutura da sua instituição, faltavam mais órgãos, que dependeram de indicção das instituições que nela se subordina, e que a qualquer momento poderão ser enviados. Trata-se do Director Geral Adjunto, Conselho de Gestão e Fiscal. Pois, esta materialização, dependerá dos Ministérios de Economia e Finanças, e Administração Estatal e Função Pública, também Órgãos de sua tutela. Após, suas anotações no final, da sessão e visita de Assessor do Eng. Carlos Mesquita/MOPHRH,tal como se referiu aos funcionários da Sede de ARA-Norte, IP, na sua apresentação, Jasseir ainda reiterou perante o Director Geral, Carlitos Omar e seus Membros do Conselho de Direcção convocados, que pelo tempo, se tratou de uma visita médica, cuja essência foi de conhecer as instalações, e também para auferir o estágio do desenvolvimento das actividades deste IP e assim que se inteirou do seu funcionamento poderá agendar o seu regresso oportunamente.

Por:

Wild António Alfredo

Durante a visita do Assessor Económico do MOPHRH, Valdemar Jasseir na ARA Norte, IP.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *