skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

MAPUTO, ARA-NORTE, IP ESTREIA-SE EM ALTA NA 57ª EDIÇÃO DA FACIM E ATRAI CENTENAS DE VISITANTES.

ʺNa província de Maputo, distrito de Marracuene em Ricatla a Administração Regional de Águas do Norte, IP, participou e promoveu a sua exposição na 57ª edição da FACIM de 29 de agosto à 4 de setembro que decorreu no corrente ano e atraiu centenas de visitantes. Com objectivo de incitar a adesão de mais investimentos dos agentes económicos como prioridade dos parceiros para exploração sustentável de recursos hídricos existentes ao nível das bacias hidrográficas da sua região.”

Tratou-se da promoção de potencialidades das principais bacias hidrográficas da região como as de Licungo, Meluli, Lúrio, Monapo, Messalo, Megarruma e Rovuma entre várias bacias existentes, nesta vasta região que compreende 04 províncias, extensas do país. Vindos da capital do Norte/cidade de Nampula, onde se localiza sua Sede, o Aeroporto Internacional de Maputo, foi a porta de entrada da ʺARA-Norte, IP” que esteve com o comando do seu Director Geral, Carlitos Omar. Na FACIM, uma das maiores feiras de exposição de Maputo, foi notória a presença da ARA-Norte, IP entre centenas de expositores nacionais e outros vindos de diferentes quadrantes do mundo, com destaque de África, Europa e Ásia. Nestes termos, o pano de fundo da participação da ARA-Norte, IP neste evento, se prendeu em divulgar a sua marca aos ademais, com particular enfoque aos investidores nacionais e estrangeiros, através de promoção de seus serviços/produtos no mercado de gestão de recursos hídricos disponíveis com qualidade e em abundância para sua exploração na região. Neste sentido, foi clara a exposição da ARA-Norte, IP ao mostrar sobre os detalhes de oportunidades de investimentos como solução do presente e do futuro que se avizinha. Trata-se, de soluções para fazer face a estas alturas em que as mudanças climáticas, exigem muito mais de se criar músculos para construção de infraestruturas de armazenamento de água com qualidade e sustentabilidade. Aliás, os tratados do governo moçambicano a luz plasmada para integração regional da SADC também, requerem disso como uma solução viável para o alcance de metas do futuro da região.

Todavia, a exposição da ARA-Norte, IP, teve aderência massiva com centenas de visitantes que se fizeram presente e tiveram conhecimentos profundos sobre a sua funcionalidade. Estes visitantes, buscaram conhecimentos sólidos sobre as soluções pragmáticas da região, face aos eventuais investimentos em recursos hídricos, existentes para o desenvolvimento social e económico da região, através das bacias hidrográficas e suas obras hidráulicas. Ao que tudo indicou, os visitantes souberam da capital importância sobre a gestão de recursos hídricos, inclusive suas potencialidades na região como pertinente de se investir mais na sua exploração. Por isso, foi o lema trazido por este IP ʺInvestir em Infraestruturas Hidráulicas, é Garantir o Futuro. Falando dos visitantes da exposição da ARA-Norte, IP, na FACIM, 2022, se destacou com a presença do S. Excia PR, Filipe Jacinto Nyusi, Ministro e Vice-Ministra das OPHRH, Carlos Mesquita e Cecília Chamotota, respetivamente. E tendo marcado com a presença dos dirigentes acabados de mencionar, a ARA-Norte, IP agradeceu pelo enaltecimento dado. Entretantos, quem mais se aproximaram e se inteiraram do aparatoso Standard da ARA-Norte, IP, foram vários empresários, personalidades do governo, académicos/investigadores e a sociedade civil.

Importa referir que na FACIM 2022, durante a exposição, alguns investidores mostraram-se interessados em investir na região com particular destaque na zona norte. A título de exemplo, Fausto Lichucha, empresário residente em Maputo, à semelhança dos outros, deu-se de satisfeito e empolgado sobre as potencialidades de recursos hídricos exibidas por este IP. Contudo, Lichucha que se fez presente junto do seu progenitor no Standard, deu à conhecer a ARA-Norte, IP que estava a procura da entidade responsável com dados concretos sobre a disponibilidade de água para industrialização na zona norte. E com os dados obtidos na exposição, aventa a possibilidade de investir em breve seu projecto, junto dos seus parceiros nesta região. Ainda falando sobre o projecto, o empresário disse que estava em démarche um projecto para construção de uma fábrica de cerveja e produção de esmalte, uma das matérias primas para fabricar a cerveja, com preferências de localização na zona norte entre Nampula ou Niassa.

Enquanto, para Matimba, ou simplesmente agente económico da Zona Sul,que além da área de imobiliário, é um empresário de sucesso no sector de abastecimento de água potável em Maputo, através de exploração de água subterrânea com a empresa Água de Malisu, Lda. O empresário, que já esta fora da província de Nampula, há cerca de 20 anos, onde residia e investia em outro ramo, Matimba disse que com a potencialidade em recursos hídricos já a descoberta na zona norte, pretende regressar à Nampula. Porém, o regresso do empresário Matimba, será desta vez de regressar com o propósito de alargar a sua empresa para contribuir com uma das soluções de escassez de abastecimento de água a população de Nampula. Aliás, trata-se de escassez de água numa região com recursos hídricos em abundância para sua exploração!    

Por fim, a participação da ARA-Norte, IP com a sua exposição na 57ª edição da FACIM foi um sucesso e porta de busca de oportunidades dos investidores para o mercado de exploração de água bruta para trazer ganhos multissectorial na industrialização da sua região.

Por: Wild António Alfredo

Comunicação e Imagem

S. Excia PR, Filipe Nyusi, Ministro e Vice-Ministra das OPHRH, Carlos Mesquita e Cecília Chamotota, visitam o Stander da ARA Norte,IP na 57ª EDIÇÃO DA FACIM 2022, e atraem centenas de visitantes/Investiodores.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.