skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

SECRETÁRIO DE ESTADO (SE)_ DA PROVÍNCIA DE NAMPULA ENCONTRA-SE NA BARRAGEM DE NACALA EM VISITA DE TRABALHO

ʺNo quadro de trabalho a Nacala aos, 17 de agosto do corrente ano, o SE, da Província de Nampula Metty Gondola, visitou a Barragem de Nacala para compreender sobre o seu funcionamento. E para a materialização desta visita, coube a Administração Regional de Água do Norte, IP, dono e gestor desta imponente infraestrutura hidráulica, avançar com a sua singela recepção.”  

Durante a visita, do SE, Metty Gondola, a albufeira de Nacala ainda se encontrava intacta e operacional com um encaixe de volume suficiente de água de 100% de enchimento da sua capacidade de armazenamento.

Segundo dados adiantados pela a ARA-Norte, IP, com esta capacidade, a Barragem de Nacala estraria disponível à fornecer água para a população da cidade portuária de Nacala e Nacala-à-Velha.

O SE, Metty Gondola que visitou a Barragem de Nacala, logo pela primeira hora laboral da manhã de quarta-feira, esteve acompanhado no local por quadros do Conselho de Serviço Provincial de Representação do Estado, com destaque Assessor de Gabinete, Directores de Serviços Provincial de Economia e Finanças, Infraestruturas entre outros membros. Entretanto, o acto de recepção do SE, na Barragem de Nacala, teve o seu marco primeiramente quando Metty Gondola, saudou aos presentes. E de seguida o dirigente do Conselho Provincial de Representação do Estado, foi retribuído com calorosos gestos de boas vindas na Barragem de Nacala. Aliás, foram vários gestos acompanhados ao som tradicional de misturas de cânticos, palmadas e batucadas de jubilo que contagiaram o ambiente. Houve alegria visível no rosto da população e de todos que estiveram a festejar a sua chegada. Também, foi junto de um olhar de esperança dos lideres comunitários renomados do Distrito de Nacala-à-Velha que acompanharam o seu Administrador para fazer parte daquela calorosa recepção naquele local que inspira uma beleza com arte de engenharia hidráulica apurada. Entretanto, a Barragem de Nacala, é sem dúvidas o contemplar de uma imagem paisagística arquitetónica peculiar que agrada a vista de quem a vê e empacota memórias de nostalgias as multidões.

Foi na sequência desta visita que para compreender sobre o funcionamento da Barragem de Nacala, o SE, Metty Gondola e os presentes ouviram da ARA-Norte, IP as principais desmistificações sobre o historial desta maravilhosa Barragem. E pelo que se ficou a saber com a ARA-Norte, IP, a Barragem de Nacala é do tipo abobada, construída entre 1968 à 1975 sobre o Rio Sanhote, no distrito de Nacala-à-Velha, com capacidade de armazenar 4.2 milhões de m³ e esta Barragem ao longo da sua vida sofreu com a sua estrutura. Antes a estrada principal passava sobre ela! Dai que, o governo moçambicano através dos seus parceiros do Projecto MAC, do governo dos E.U.A., teve um investimento, cujas exigências engoliram USD 36.408.773.30 para sua reconstrução e ampliação culminando com actual capacidade de 6.6 milhões de m³.

No comando da sua palavra, o SE, procurou saber aos gestores da barragem qual era a capacidade diária de abastecimento, e como resposta foi de ainda continuar a capacidade anterior 7 mil m³. E acrescendo, a ARA-Norte, IP disse que o previsto depois da sua reconstrução e ampliação seria de 25 mil m³ diários.    

Com estas informações o SE ao se despedir da visita, Metty Gondola mostrou-se satisfeito com o estado em que a barragem se encontrava. Outrossim, pela capacidade que a têm, face a solução de abastecimento de água, a população de Nacala-à-Velha e Nacala Porto. Nestes termos, Gondola ao se despedir agradeceu as autoridades locais e a população em geral e anunciar boa nova sobre aquilo que aferiu durante a visita.

ʺviemos hoje para compreender com a ARA-Norte, IP sobre a nossa Barragem, e vimos que tem muita água existente nesta barragem. Mas, ainda não estamos a nos beneficiar à 100%. Soube hoje que apenas são captados 7 mil m³ cúbicos diários dos 25 mil diários concebidos pelo projecto. Não faz sentido fazermos este tipo de investimento para não fazer nada! Para nós, oque conta é água chegar nas torneiras da população. Para este caso, brevemente dentro de dias ou mês, teremos soluções, pois, já iremos conhecer o empreiteiro que irá resolver com este problema. Com o governo, existem fundos através do Banco Mundial.ˮ Exortou o SE, Metty Gondola.        

Para terminar, o SE da Província de Nampula, Gondola, ainda falou da previsão de concepção de projectos de construção de mais 04 principais Barragens a ser erguidas ao nível da Província sobre as bacias hidrográficas do Rio Sanhote, Monapo, Meluli e Lúrio.

Durante a visita do SE da Província de Nampula, Metty Gondola a Barragem de Nacala.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.