skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

PROJECTO DE PROCESSAMENTO AGROINDUSTRIAL

PR, NYUSI E DO BAD VISITAM EXPOSIÇÃO DA ARA-NORTE, IP EM CUAMBA

“Teve lugar na Província de Niassa, na sua segunda maior cidade, Cuamba o lançamento do Projecto ZEPA, no âmbito de Promoção da Zona Especial de Processamento Agroindustrial, no Corredor de Desenvolvimento Integrado Pemba-Lichinga, sob o lema “O futuro é industrializar Moçambique” no dia 26 de Março de 2022. Um projecto implementado pelo Ministério da Indústria e Comércio, através da Agência para Promoção de Investimento e Exportação (APIEX) em coordenação com o Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural”.

Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique que dirigiu as cerimónias ao lado do Presidente, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, Governadora da Província de Niassa, Elina Judite Massangele e o Ministro Silvino Jacinto José Moreno, da Indústria e Comércio,  foram as figuras de destaque neste encontro. Também, estiveram presentes diversos quadros do governo e personalidades que mostraram-se satisfeitos com o nível de preparação dos participantes na exposição.

Alusivo ao lançamento do projecto, a cidade de Cuamba, ficou pequena, ao contar com a presença de grande escalada  e qualidade  invejável de exposição de produtos ou serviços  nacionais, vindos de diversos quadrantes com destaque, as Províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia em busca de oportunidades. Os expositores mostraram à todo custo, o seu nível de preparação e promoveram suas mercadorias/marcas com vista a atrair mais parcerias ou clientelas para rentabilizar os seus negócios no mercado nacional e internacional. No pavilhão, as exposições estavam voltadas para  promoção de produtos ou serviços ligados na área de infraestruturas, onde se enquadra a Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Público. Também, houve promoção de produtos/serviços na vertente de saúde, pescados, educação, gastronomia, recursos minerais, electricidade, acesso ao mercado e facilitação de comércio, serviços bancários, telofonia móvel e muito mais produtos “Made in Mozambique”. 

Todavia, tratando-se da área de infraestruturas o inegável é, com a existência de um Projecto Agroindustrializado, a água constituirá, um dos recurso indispensável  para complementar até ao produto final destas actividades. Aliás,  o ditado em si só diz “Sem água não há vida!” Por isso, em face ao mega potencial hídrico existentes na região a ARA-Norte, IP, promoveu seus projectos ou potencialidades em infraestruturas hidráulicas (barragens, represas e diques), já existentes na sua região. Aliás, este Instituto Público responsável pela gestão de recursos hídricos participou activamente na feira com uma “montra” arrojada de projectos ambiciosos que poderam alavancar o processamento agroindustrial de forma sustentável. Segundo a ARA-Norte, IP a sua presença na exposição, atraiu muitos visitantes incluindo os Órgão de Comunição Social que não deixaram escapar buscas de informações para informar aos ademais sobre a gestão de recursos hídricos.  

Contudo, A ARA-Norte, IP, teve o privilegio de receber na sua montra, a especial visita de Sua Excelência, Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi e o Presidente do Banco Africano Desenvolvimento, (BAD) Akinwumi Adesina que sairam satifestos pelos detalhes do exposto, através de uma breve explanação concediada com privilegio ao Director Geral, da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar.

Refira-se que na feira do projecto de processamento agroindustrial  além do Pai da Nação Sua Excelência Filipe Nyusi, visitar o Stand deste IP, também, vários foram os visitantes que acorreram em massa onde ficaram empolgados ao mataram suas curiosidades.

De um modo geral, os visitantes saíram satisfeitos por buscar conhecimentos esclarecedores sobre a funcionalidade deste Instituto Público. Foi uma clara demostração do potencial em recursos hídricos e sua engenharia. Também, da demonstração dos processos de facilidade para o acesso de exploração de recursos hídricos ou infraestruturas hidráulicas para os Utentes  interessados a investir em projectos relacionados com o uso e aproveitamento de água bruta. Outrossim, houveram várias outras personalidades que se pugnaram em visitar a montra da ARA-Norte, IP. Mas, com destaque confirmou-se a presença do Secretário do Estado da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo que mostrou-se muito satisfeito pela dimensão do valor e responsabilidade acrescido da ARA-Norte, IP. Portanto, o Secretário do Estado, Petersburgo elogiou a presença da ARA-Norte, IP nesta feira e no final falou do ambicioso projecto de construção da futura Barragem de Mugeba, na Zambézia que já foram feitas as necessárias démarches para agregar múltiplas vantagens com o uso e aproveitamento de água.  

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.