skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

GOVERNADOR DE NAMPULA DIRIGE CERIMÓNIAS DO DIA MUNDIAL DE ÁGUA E ARA-NORTE, IP PARTICIPA EM MUECATE.

“Teve lugar no Distrito de Muecate, concretamente no Posto Administrativo de  Muculuone, as Cerimónias Centrais da Província de Nampula, alusiva as festividades do dia 22 de Março de 2022, dia Mundial de Água, cujo evento foi dirigido pelo Governador da mesma Província, Manuel Rodrigues.”   

Dia mundial de água, foi criado pelas Organizações das Nacções Unidas (ONU) aos 22 de Março de 1992 e oficialmente as celebrações destes eventos tiveram o seu início  em 1993. Contudo, a cada ano que passa, o dia mundial de água, é celebrado em todas nações como um tema de reflexão e discussão sobre a água buscando-se assim, a melhor forma de realçar a sua capital importância na vida humana para o desenvolvimento do tecido social e económico.

A água é um produto imprescindível que fez e fará  parte do cotidiano de todas civilizações humanas desde os primórdios desta terra. Por este contexto, no corrente ano, a ONU para a celebração do dia mundial de água, trouxe o seguinte Slogan para o mundo “Água subterrânea, tornando visível o invisível.” Daique, através do lema instituído pela ONU, Moçambique pela conjutura que se abate, em termos de desafios estratégicos para o uso e proveitamento de água, recriou o lema para “Água Subterrânea tornando-a num Recurso Hídrico  Visível e Sustentável.”

Com este lema, em Nampula, para reflexão e contribuições o arranque das festividades desta data, marcou com a entrega de um presente que o governo havia prometido a população do Posto Administratvivo de Muculuone, Distrito de Muecate. Trata-se de um Sistema de Abastecimento de Água, do Governo do Distrito de Muecate, inagurado pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues. Segundo confirmou o Chefe do Executivo Províncial de Nampula. “Em 2019 quando eu cheguei aqui aquando do nosso manifesto do Programa Quinquinal do nosso Governo, nós prometemos trazer água até aqui, no Posto Administrativo de Muculuone e já trouxemos! Hoje Muecate, é o segundo Distrito da provincia de Nampula, depois de Nacarôa com muitos Sitemas de Abastecimento de Água Subterrânea. E nós ainda não paramos continuremos juntos dos nossos parceiros a resolver o problema de água. descursou o Governador, Manuel Rodrigues em um comicio popular que respeitou as medidas protocolar da COVID19. O Sistema de Abastecimento de Água, inaugurado, possui um depósito com uma capacidade de 20.000 Litros. Muculuone, possui um total de 3.000 habitantes e  até ao momento o número da população servida perfazia apenas um total de 1500 ligações. 

Destacaram-se nas cerimónias do dia Mundial de Água em Muecate a presença da Administradora do mesmo Distrito, Cidinha dos Santos Mpila, representação da Administração Regional de Água do Norte, IP, Direcção Provincial de Obras Públicas, FIPAG e Parceiros de Cooperação, Visão Mundial e Unicef. Sendo que o Chefe do Posto Administrativo, Líderes Comunitários  e a população que mostraram-se muito satisfeitos, passaram com nota positiva a iniciativa do governo.  Importa realçar que estas celebrações foram realizadas numa altura em que as águas das chuvas, têm vindo em abundância a martelar as comunidades que em época seca precisam de água! E quem sabe deste dilema foi o Líder Comunitário, Régulo Martins João Zacarias que agradeceu e nos revelou que antes da construção daquela infraestrutura hidráulica os habitantes de Muculuone, tinham muitas dificuldades de procura da água nos poços e rios.  Antes de se construir este Sistema de Abastecimento de Água passamos muito mal, acordávamos às 03:00 ou 04:00 H e recorríamos os poços ou percorríamos cerca de 2 a 3 Km para os Rios a procura de água para tomar banho, cozinhar depois íamos realizar as nossas actividades do dia à dia. Nós, os adultos mas, muitas das vezes as crianças apanhávamos muitas doenças por causa da má qualidade da água. Agradecemos muito do nosso Governo que nos trouxe esta água revelou Régulo, Martins Zacarias.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.