skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

PARCEIROS DE COOPERAÇÃO SIXHIARA, CAPACITA TÉCNICOS NA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE ÁGUA DO NORTE, IP

“Técnicos do Departamento de Serviços ao Utente (DSU) da ARA-NORTE, IP treinados na matéria de Sistema de Informação e Gestão dos Utentes de Uso e Aproveitamento de Água Bruta e Licenciamento.”

No quadro da cooperação com as Autoridades holandesas e o compromisso do governo moçambicano para  fortalecimento do apoio institucional da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos  e das Administrações Regionais de Águas, para potenciar em sistemas de informação, na hidrologia e a hidrogeologia, a Administração Regional de Água do Norte, IP, recebeu do seu parceiro, ICARTO, Agência implementadora do projecto SIXHIARA, de 03 à 05.11.2021, uma equipe de formadores, vindos da Espanhã que potenciou um treinamento sobre sistema de informação focado na gestão dos Utentes de uso e aproveitamento de água bruta e licenças. 

SIXHIARA, é um projecto financiado pela Cooperação Galega, Xunta de Galicia, através da convocatória competitiva. Trata-se, de uma subvenção de execução dos projectos de cooperação para o desenvolvimento no exterior promovidos pelos agentes de cooperação.  

O treinamento que durou cerca de 03 dias, facilitado pelo Antón Amado e Beatriz Rodrigues, indicados pelos parceiros ICARTO que através desta agência, vieram potenciar as capacidades de respostas técnicas sobre as necessidades levantadas ao nível do DSU da ARA-Norte, IP naquilo que, foram arrolados com referência ao funcionamento e dificuldades enfrentados por parte dos Técnicos desta instituição. Sendo que, urgiu o treinamento prestado para melhorar a metodologia de actuação em campo como desáfios deste Departamento de receitas à vencer. 

Por isso, em face este treinamento, a entrevista mantida com Engenheiro, Antón Amado, um dos Treinadores, detalhou para a fonte desta redação sobre o que se espera da sua missão. Amado, foi optimista que com esta capacitação, os Técnicos da ARA-Norte, IP, terão a possibilidade de alcançar os objectivos da instituição com os utentes de água subterrânea e superficial espalhados nesta rica e vasta área   de recursos hídricos com passos céleres no trabalho, através do empoderamento no seguimento de sistema de informação em gestão de recursos hídricos.

O que se espera dos Técnicos capacitados, é um empoderamento no seguimento do sistema de informação de recursos hídricos da ARA-Norte, IP. Com este treinamento, espera-se que haja um aprimoramento na tomada de dados em campo com o uso de telemóveis. Também, espera-se campanhas de saídas ao campo para tirar dados dos utentes de usos e aproveitamento de água bruta para acrescentar a mesma informação no sistema ou base de dados da Administração Regional de Água do Norte, IP” explicou o treinador galego, Engenheiro, Antón Amado.

Todavia, para um dos participantes, segundo Edimilson Mahumane, Gestor de Recursos Hídricos na ARA-Norte, Instituto Público, beneficiário do treinamento, mostrou-se satisfeito sobre a iniciativa da capacitação, visto como boa e acredita que   com a vertente de recolha de dados através do uso de telemóvel no campo para a posterior introdução da informação  na base de dados da ARA-Norte, IP seja uma melhoria no aumento de qualidade e da organização,  na sequência da eficiência do trabalho prestado pelo pessoal técnico do Departamento de Serviços ao Utente.

No entanto, importa frisar que com esta capacidade institucional   acrescida pelo treinamento, havendo condições de trabalhos aperfeiçoar-se-á a flexibilidade das actividades técnicas produzidas no campo com os utentes de água bruta.

Contudo, para o fortalecimento institucional da Administração Regional de Água do Norte, IP, durante o treinamento centrou-se em dotar aos técnicos conhecimentos com matéria de campanha de campo para obter dados de novos utentes, atualização na base de dados, seguimento no uso de sistemas de informação com vista a actualizar o cadastro e emitir novas licenças, renovações e facturação. Em suma, no âmbito desta parceria com SIXHIARA os Técnicos deste IP, foram incutidos conhecimentos para a introdução dos dados do campo através do uso de telemóveis smartphone para melhorar a sua facturação e gestão dos recursos hídricos na região sob jurisdição da ARA-Norte, IP. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.