skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

COOPERAÇÃO MOÇAMBIQUE E COREIA DE SUL, TRAZ PARCERIA ENTRE ARA-NORTE, IP E A KOICA MOÇAMBIQUE

Neste âmbito, entre outros projectos que a KOICA tem vindo a desenvolver em Moçambique, estão em démarche encontros de 6 a 20 de outubro de 2021 a possibilidade de se implementar na área sob jurisdição da Administração Regional de Águas do Norte, IP o Projecto de Desenvolvimento de Sistemas de Aviso prévio de Cheias na Bacia Hidrográfica de Licungo, Província Central da Zambézia com inicio no próximo ano.

Para a Directora Nacional Adjunta dos Ecritórios da KOICA em Moçambique, Gyeong Jin Noh disse durante a apresentação do projecto que o mesmo em 2019 teve uma pesquisa preliminar sobre as cheias em Moçambique, até a sua aprovação pela Coreia do Sul e apenas espera-se a colaboração dos envolvidos.

Em 2019 houve uma pesquisa preliminar sobre cheias em Moçambique onde o governo da Coreia de Sul aprovou este projecto. Agora esta equipa de especialistas, esta para fazer implementar este projecto e esperamos pela cooperação das instituições envolvidas. Agora estamos a fazer levantamentos específicos sobre as áreas onde o projecto irá se implementar” afirmou a  Directora Nacional Adjunta do Projecto KOICA em Moçambique, Gyeong Jin Noh. 

Nesta senda, Gyeong Jin Noh, Directora Nacional Adjunta da KOICA em Moçambique falava aquando a apresentação do projecto diante de uma equipe de especialistas em riscos e desastres, hidrólogo e especialista em sistemas informáticos enviados pela Coreia de Sul, através da KOICA que escalaram na área de jurisdição da ARA-Norte, IP juntos de quadros moçambicanos/DNGRH para apresentar o projecto que vai durar cerca de 5 anos. Previsto com inicio nos meados de 2022 e orçado cerca de 7,5 milhões de USD. No entanto, em face esta parceria entre a Agência de Desenvolvimento KOICA e a ARA-Norte, IP as etapas para a concretização do projecto já estão a passos desejáveis. Com a materialização deste projecto que se considera ambicioso segundo a ARA-Norte, IP gestora de recursos hídricos na região, se espera explorar a experiência e mitigar as cíclicas inundações ocorridas na Bacia Hidrográfica de Licungo através da previsão antecipada que irá evitar danos causados pelas águas das chuvas.

O governo moçambicano, através da sua Agência de Cooperação KOICA Moçambique, tem vindo a desenvolver parcerias em diferentes projectos de implementação desde 1992 que é tido como o marco do inicio da assistência oficial ao desenvolvimento.  Dai que em 2011, se efetivou a abertura oficial dos escritórios da KOICA em Moçambique e volvidos 3 anos depois se concretizou com a inauguração da Embaixada da Coreia de Sul neste país.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.