skip to Main Content
aranorteip@aranorte.gov.mz +258 86 267 3180 Webmail

TOMADA DE POSSE DO NOVO ELENCO DIRECTIVO DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE ÁGUAS DO NORTE, INSTITUTO PÚBLICO

O Director Geral, Carlitos Omar, empossou na manhã de sexta-feira, 17/09/2021, o seu primeiro elenco do Conselho de Direcção, no âmbito da aprovação do novo Estatuto Orgânico da Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Público de prestação de serviços de categoria “A” determinada com a comissão interministerial da reforma da função pública que conta com novos Departamentos, Repartições e Gabinetes que na extinta abordagem das ARAs não existiam.

Na cerimónia, tomaram posse, na Sede da ARA-Norte, IP, 11 funcionários designadamente, os funcionários Victorino Saiete para exercer funções de Director de Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica de Lúrio, com Sede em Cuamba, Director Santos Guila para Rovuma, com Sede em Lichinga, Director Micas Bulo para Messalo e Montepuez com Sede em Pemba, Director António Cipriano para Bacia Hidrográficas de Licungo e Bacias Costeiras, com Sede em Mocuba. Indo para os Chefes de Gabinetes e Repartições Central Autónomos, tomaram posse os funcionários Dulce Sulemane para Chefe do Gabinete de Assuntos Jurídicos, Chefe Minga Ibraimo para o Gabinete de Auditória e Controle Interno, Chefe Casimiro Buraimo para Repartição de Planificação e a Chefe Verónica Carmona para Repartição das Aquisições.

Na parte de Chefes de Departamento Central Autónomo, destacaram-se Chefe Júlio Lucas para Recursos Hídricos, Chefe Dino Ntaluma para Administração e Recursos Humanos e a Chefe Maria Dalila Lugar para Serviços ao Utente.   

Neste evento, o Director Geral, Carlitos Omar, tecendo algumas considerações primeiro começou por fazer uma breve contextualização daquilo que eram as ARAs e de seguida apelou aos presentes para o alcance célere do objeto da Administração Regional de Água do Norte, como Instituto Público, vincando que conta com o apoio dos esforços de todos empossados e os colegas no geral, destacando a comunicação interpessoal entre colegas como ferramenta fundamental para o progresso da instituição. Nas cerimónias, o Excelentíssimo, Director Geral, Carlitos Omar, ainda aconselhou aos empossados reiterando que o que importava era necessariamente um fim com resultados positivos “Desejo parabéns à todos! Votos de trabalho árduo e abnegado para permitir que a nossa ARA-Norte, IP continue a experimentar os níveis de desenvolvimento à todos o níveis que seja o nosso compromisso. Os recém-empossados devem transformar os desafios encontrados em oportunidades de desenvolvimento. Nosso fim último é ter resultados positivos. É como um campo de futebol onde não importa quem marcou, se é o menos empenhado ou o melhor. Deve haver comunicação interpessoal e colaboração ao nível dos chefes e funcionários para continuarmos a trial aos passos de desenvolvimento como as extintas ARA-Centro Norte e ARA-Norte que evidenciaram bons resultados até serem elogiados com os nossos Chefes. Caros colegas, esta é uma nova abordagem das ARAs, no contexto de Instituto Público. Portanto, nós como ARA-Norte, Instituto Público, precisamos de ser mais prestativos para rentabilizar as nossas actividades e as nossas receitas. Porém, tudo isso depende de nós. Vamos trabalhar em família para o alcance do nosso objectivo” exortou o Director Geral, Carlitos Omar.

Em face estas declarações do Director Geral, os empossados mostraram-se muito satisfeitos. Porém, estão convictos dos desafios que lhes esperam para o desenvolvimento da instituição que será necessariamente consubstanciado com a gestão operacional de recursos hídricos na região e a rentabilidade das receitas deste novo IP.

Falando na qualidade de representante dos Directores empossados, o Director Santos Guila da Divisão de Gestão de Bacia Hidrográfica do Rovuma, na ocasião manifestou a sua satisfação pela confiança que lhes foi dada “Hoje foi um dia carregado de muitas espectativas. Nós, os empossados, queremos nesse momento manifestar o nosso maior agradecimento pela confiança que nos foi conferida e pelo facto de no meio de muitos termos sido escolhidos. Contudo, nos sentimos honrados por tudo isso! Sabemos muito bem que requer maior responsabilidade e dedicação redobrada para que possamos em conjunto seguir as diretrizes emanadas no Sector de água no geral e na gestão de recursos hídricos em particular, pois, em cada dia que vai passando as exigências vão se tornando maior. Excelentíssimo Senhor Director Geral, as missões ou tarefas que nos esperam são muito delicadas e vão exigir a cada dia que passa maior atenção! Mas, para que o cumprimento das nossas actividades tenham sucessos, necessitamos o apoio do Senhor Director Geral e dos nossos colegas para que possamos elevar o bom nome da ARA-Norte, IP” representou o Director, Santos Guila.

Para Verónica Carmona, Chefe de Repartição das Aquisições   em representação dos recém-empossados Chefes de Gabinetes, Departamentos e Repartições Central Autónomos na sua elocução começou por agradecer ao Excetíssimo Director Geral pela confiança depositada “Muito Obrigado, Excelentíssimo Senhor Director Geral. Em nome de todos colegas empossados hoje, aos colegas presentes e colaboradores da ARA-Norte, IP e em especial a camada feminina que hoje foi empossada, nós agradecemos pela confiança que nos foi depositada hoje, prometemos a dedicação nas nossas funções e sem mais delongas, gostaria de apelar à todos colegas para a necessidade de melhorarmos a componente de comunicação interpessoal e interinstitucional para que possamos lograr os intentos das nossas actividades, e de modo que todos os utentes de água consigam nos entender melhor e colaborar.” 

Refira-se que a ARA-Norte, Instituto Público, vem de uma fusão entre as extinta ARA-Norte e ARA-Centro Norte, por uma revogação e promulgação de decreto ministerial em 2020. E com esta tomada de posse do quadro de Conselho de Direcção, no enceramento da cerimónia, segundo o Director Geral da Administração Regional de Águas do Norte, IP, Carlitos Omar, considera um marco histórico como primeiro passo para um percurso de longa caminhada “Este é o nosso primeiro passo para um passo longo. Esperamos ainda tomar posse mais 2 órgãos para completar que são, o Conselho de Gestão e Fiscal.  ARA-Norte, IP, veio para ficar e só somos, nós que devemos por esta instituição a funcionar melhor” encerou o Director Geral, Carlitos Omar.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.